terça-feira, 19 de junho de 2012


Documentário que retrata a diversidade e a riqueza da história africana.



domingo, 17 de junho de 2012




África quer sanções a subsídios agrícolas de EUA e Europa

Inspirados no Brasil, países como Mali, Benin, Burkina Faso e Chade e entidades preparam ações contra o desembolso de subvenções para a produção do algodão. De acordo com estudo lançado no Fórum Social Mundial, protecionismo em torno do produto afeta 10 milhões de agricultores do Oeste africano.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ÁFRICA: VESTIBULAR
http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-geografia/africa

Questões:

01. (UNIFICADAS) A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como:
                                
a) Sahel.
b) Magreb.
c) Atlas.
d) Benguela.
e) Kalahari.
                                
                                
02. (UNESP) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países.

Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.

a) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti.
b) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda.
c) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México.
d) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália.
e) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti.


03. (FUVEST) No processo de ocupação da África Negra pelos europeus surgiu um tipo étnico chamado afrikander descendente  de:

a) ingleses belgas, de formação anglicana.
b) dinamarqueses e holandeses, de formação calvinista.
c) portugueses e espanhóis, de formação católica.
d) alemães e belgas, ligados a Igreja Anglicana Reformada.
e) holandeses e alemães, ligados a Igreja Reformada Holandesa.


04. Recentemente o líder líbio Muamar Kadafi propôs a união de seu país com Marrocos. Assinale a alternativa que contenha uma característica comum aos dois países:

a) fronteiras comuns;
b) identidades étnicas e culturais;
c) elevada produção de petróleo;
d) renda per capita bastante elevada;
e) mesmo regime político.


05. (UNI-RIO) Assinale a opção que NÃO indica corretamente a relação cidade/função organizacional:

a) Trípoli (Líbia)                        militar
b) Santos (SP)                         portuária
c) Juazeiro do Norte (CE)          religiosa
d) Punta Del Este                     turística
e) Detroit (EUA)                        industrial


06. (USTJ) Nas montanhas do Tell (ramificação da cadeia dos Atlas), concentra-se a população de que país africano?

a) Egito
b) Argélia
c) Etiópia
d) Uganda
e) Gabão


07. (FUVEST) O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam

a) trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.

b) trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.

c) médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.

d) longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contratantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.

e) cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.


08. (LONDRINA) Na África, uma extensa faixa que se estende no sentido leste-oeste, desde a Europa até o Senegal abrangendo todo o sul do Saara, recebe de seus habitantes a denominação de Sahel. É área caracterizada pelo predomínio de:

a) vegetação mediterrânea.
b) floresta equatorial.
c) floresta tropical.
d) estepes.
e) savanas.


09. (PUC - PR)

a) rio Ganges                    (       ) o maior da África
b) rio Iang-tse Kiang           (       ) o maior da Europa
c) rio Nilo                          (       ) rio sagrado da Índia
d) rio Congo                      (       ) banha o norte da Itália
e) rio Reno                        (       ) o maior  da China (rio Azul)
f) rio Volga                        (       ) o mais navegado da Europa
g) rio Pó                           (       ) fica na África Central

A ordem correta é:

a) d, e, a, f, f, b, c
b) f, a, g, b, c, e, d
c) c, f, a, g, b, e, d
d) d, e, b, g, a, f, c
e) g, d, b, a, f, e, c


10. Identifique as características que se referem ao clima africano, referente à parte do Continente que é cortada pela  linha imaginária do Trópico de Câncer:

1. Elevada amplitude térmica.
2. Predomínio de baixas temperaturas e elevada umidade relativa do ar.
3. Elevada exposição à radiação solar.
4. Radiação solar amainada pela cobertura vegetal.
5. Índices pluviométricos elevados e bem distribuídos durante todo o ano.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:

a) 1 e 3
b) 2 e 3
c) 4 e 2
d) 5 e 3
e) 2 e 5


Resolução:
01. A02. B03. E04. B05. A
06. B07. D08. D09. C10. A






























ÁFRICA : VESTIBULAR

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/geografia/africa-politica-economia-aspectos-geograficos-dicas-questoes-vestibulares-600659.shtml


(FGV) Sobretudo, a partir da década de 60, o continente africano tem passado por um processo de descolonização, isto é, de independência política formal que:
a) tem permitido às jovens nações superar o atraso econômico motivado pela exploração das antigas metrópoles.
b) desacompanhada da respectiva independência econômica e financeira não conseguiu alterar de forma efetiva as precárias condições de vida da população.
c) reestruturou economicamente as novas nações, uma vez que elas deixaram de produzir para os mercados externos e voltaram-se para as necessidades da população local.
d) alterou sensivelmente o papel das antigas colônias na divisão internacional de trabalho uma vez que estas passaram a ter autonomia econômica.
e) possibilitou a superação das relações de subordinação econômica das antigas colônias através do desenvolvimento de atividades industriais modernas.

(PUC-Campinas) "Recentemente, por questões humanitárias, os Estados Unidos atuaram na Somália mas, poderiam ter optado pelo Sudão ou Etiópia, países vizinhos, com guerras civis e milhões de esfomeados. Nunca o caráter periférico da África foi tão evidente quanto agora, pois não há superpotências que disputem o continente e os países são entregues à própria sorte (ou infortúnio)."
Da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre a África é possível afirmar que
a) as disputas internas provocadas pelos clãs tribais têm alterado a posição do continente no cenário mundial, transformando a África numa área de fracos investimentos.
b) o processo de islamização forçado, pelo qual passa grande parte da África, restringe as possibilidades de intervenção estrangeira no continente.
c) hoje, a busca de mercados consumidores substitui os antigos critérios geopolíticos, e a pobreza da África como um todo, pouco interessa ao mundo desenvolvido.
d) vários órgãos supranacionais têm tentado promover a destribalização da parte mais pobre da África, no sentido de torná-la mais atraente aos investimentos estrangeiros.
e) a manutenção de regimes autoritários, com guerrilhas e atos de terrorismo, tem dificultado a ação das forças de paz e de certa forma influído na Nova Ordem Mundial.
(UFMG) Todas as alternativas apresentam afirmações corretas ligadas ao final do "apartheid" na África do Sul, EXCETO
a) A África do Sul, com as eleições presidenciais de 1994, deu um passo importante para romper com seu passado de discriminação racial.
b) As restrições comerciais impostas ao antigo regime racial foram suspensas, e a África do Sul restabeleceu suas relações comerciais internacionais.
c) O fim do "apartheid" gerou poucas mudanças para a população branca cuja elite continua a controlar a economia e a burocracia do país.
d) O novo país passa a contar com uma população negra, etnicamente homogênea, uma vez que os bantustões formaram países independentes.
e) O novo regime se deparou com a possibilidade de aproximação entre as experiências sociais e econômicas de brancos e negros.
GABARITO
(FGV) Resposta correta: B
(PUC-Campinas) Resposta correta: C
(UFMG) Resposta correta: D

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Top 10 filmes sobre a África


Top 10 filmes sobre a África



Neste texto, pretendo reunir 10 filmes sobre a África.
Os temas tratados por esses filmes são principalmente fome, pobreza, racismo, apartheid, tráfico de armas, tráfico de diamantes, sequestro de crianças, milícias de crianças, indústria farmacêutica, ditadura, genocídio, conflitos étnicos, violência e guerra civil.
Os filmes são:
1) Hotel Ruanda-Hotel Rwanda,(EUAItália / África do Sul) 2004
Um gerente de Hotel de luxo em Ruanda, durante o conflito ente tutsis e hutus, consegue salvar milhares de vidas, permitindo que as pessoas fiquem no hotel. Baseado numa história verídica.




2) O Senhor das Armas-Lord of
Technorati Marcas:,,,,,,
War (EUA)  2005
Traficante de armas, sem o menor escrúpulo, fornece armamentos para milícias africanas, contribuindo para guerras civis e violência.





3) O Jardineiro Fiel -The Constant Gardener (EUA) 2005
Diplomata tem sua esposa assassinada e decide descobrir o verdadeiro motivo. Se envolve numa intriga com poderosas empresas farmacêuticas.





4)Diamante de Sangue -Blood Diamond (EUA)  2006
Homem tem seu filho seqüestrado pela milícia para ser treinado para matar e vai em busca dele. O filme mostra o tráfico de diamantes em Serra Leoa e as conseqüências dele.





5) Crianças Invisíveis – All the Invisible Children (Itália)  2005
Documentário que mostra a situação de crianças em vários países, inclusive no Brasil. São mostradas as crianças na África que sofrem seqüestro e lavagem cerebral para se tornarem assassinos para as milícias.



6) Amor sem Fronteiras – Beyond Borders( EUA)  2003
Mulher da alta sociedade conhece um médico idealista e se apaixona por ele. O primeiro acampamento mostrado fica na África. O filme mostra os próprios africanos que roubam doações de alimentos e remédios dos civis para alimentar as milícias.



7) Um Herói do Nosso Tempo- Va, Vis et Deviens (França / Bélgica / Israel / Itália) 2005
Menino negro se passa por judeu para ser levado a Israel e ter condições de sobreviver. Na época, o país estava resgatando os judeus negros da em situação de miséria. Mesmo entre os judeus, existe o preconceito pelo fato dele ser negro.



8) O último Rei da Escócia -  The Last King of Scotland(Inglaterra)2006
Jovem escocês recém formado em Medicina decide partir numa aventura e  trabalhar em Uganda. Acaba conhecendo por acaso o ditador Ide Amim, que acaba simpatizando com ele. O jovem passa a freqüentar festas e a alta sociedade e não faz idéia do que é capaz o ditador.Baseado numa história rea

9) Infância Roubada – Tsotsi(África do Sul / Inglaterra)2005
Jovem rouba carro e só depois percebe que tem um bebê dentro. Ele leva a criança para uma moça que ele mal conhecer cuidar e começa a se apegar a criança.





10) Um Grito de Liberdade – Cry Freedom( Inglaterra) 2007
Filme sobre o apartheid na África do Sul, mostra a amizade entre um líder negro Stephen Biko e um jornalista branco. Baseado em uma história real.




Esses são alguns dos filmes que abordam as temáticas africanas, embora existam outros bons também. Pretendo fazer uma segunda parte deste post, com os filmes que faltaram aqui. Acabei lembrando de diversos filmes.
Esses filmes podem ser utilizados por educadores nas escolas para ilustrar os diversos temas que abordam.


http://cinemanet.wordpress.com/2008/09/02/top-10-filmes-sobre-a-africa/